domingo, 13 de março de 2011

Paraty - Rio de Janeiro

Paraty fica no Estado do Rio de Janeiro, na Baía da Ilha Grande. A cidade é maravilhosa, tem praias incriveis, conheci a praia de Trindade na Vila de Trindade, linda com muitos turistas.
A cidade doi povoada entre 1533 e 1560, só teve emancipaçao politica nos meados de 1667, que foi dada pelo Rei de Portugal, e assim tonou vila independente de Angra dos Reis, que é outro lugar maravilhoso.

Paraty está a uma altitude média de apenas 5 metros, hoje populaçao aproximadamente de 33.062 densidade demográfica, de 35,6 h KM2

A cidade foi sede do mais importante porto de exportador de ouro do Brasil surante o periodo colonial.

Seu nome vem do tupi Peixe Branco.

Faz parte do ciclo do ouro e a Estrada Real, onde doi com a descoberta do Ouro na regiao das Minas Gerais, a dinamica de Paraty ganhou novo impulso. Em 1702, o governador da capitania do Rio de Janeiro, determinou que as mercadorias somente poderiam ingressar na Colonia pela cidade do Rio de Jaiero, e daí tomar o rumo de Paraty, de onde seguiriam para as Minas Gerais, pelo antiga trilha indígena, agora pavimentada pelas a pedras irregulares, que passou a ser conhecida por Caminho do Ouro.

A partir do sec. XVII registra-se o incremento no cultivo de cana-de-açúcar e a produçao de aguardente. No sec. XVII o numero de engenhos ascendia a 250, registrando-se, em 1820, 150 destilarias em atividade. A produçao era tao elevada que a expressar "Parati" passou a ser sinonimo de cachaÇa, produçao artesanal que perdura até aos dias de Hoje.

E galera tem muita cachaça lá mesmo viu, fomos em varias, postarei as fotos.



Hoje a cidade é uns dos principais destinos turisticos do país. No centro historico da Cidade é proibido a entrada de veículos, as ruas sao de pedras inrregular.

É de uma beleza incrivel a arquitetura da cidade, tipicas do Brasil colonia, sao casas historicas, muitas foram requalificadas como pousadas, restaurantes, lojas de artesanatos, e museus, nas ruas e praças tem apresentaçoes de musicos populares e de outros artistas, como estátuas vivas, desenhistas, fora as celebridades da tv que andando damos de caras com eles.



A praia de Vila de Trindade, faz parte do Parque Nacional da Serra da Bocaina, onde é composta de aproximadamente de 60% da vegetaçao é mata atlantica, e o retante é mata regenerada, há varias espécies da flora onde se destaca-se os pinheiros, araucárias, cedros, embaúbas, palmtos e bromélias, e a fauna do parque se destraca entre os felinos, preguiças, veados, macados, cobras e aves.

Praia de Trindade



 



O ponto mais elevado é o Pico do Tira o Chapéu, que alcança 2.088 metros acima do nível do mar, um dos pontos mais altos do Estado de Sao Paulo, ou seja a Serra dica entre os dois Estados, do Rio de Janeiro e Sao Paulo.

A cidade de Paraty é conhecida mundialmente pela a festa literária Internacional de Paraty, foi lançada no ano de 2003, que acontece anualmente, e é um dos maiores e masi importantes festivais literários do mundo.

É patrimonio Historico, uns dos patrimonios edificados, é o Forte Defensor Perpétuo, outro é a Igraja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, Igraja da Santa Rita de Cássia, Igrja Nossa Senhora das Dores, e também a Igraja Nossa Senhora do Rosário e Sao Benedito.


Enfim pessoal... foi uma viajem maravilhosa, recomendo, lugar com uma beleza incrivel, paissagens fantasticas, sem falar que tem uma cultura muito bonita que nós faz só aprender mais e mais.

Vale a Pena conferir!!

Ecodinâmica e problemas do meio ambiente


- Ecodinâmica e problemas do meio ambiente.
Ecodinâmica è a metodologia que è baseada mo estudo dinâmico dos ecòtopos. A dinâmica do meio ambiente e dos ecossistemas è muito importante para a conservação e o desenvolvimento dos recursos ecológicos, ambos os apectos da dinâmica dos ecossistemas são relacionados entre si.
Tricart propôs uma metodologia para classificação do ambiente com base no estudo da dinâmica dos ecótopos, a qual denominou de ecodinâmica. A premissa básica é que a dinâmica do ambiente onde incluem-se os ecossistemas é tão importante para a conservação e o desenvolvimento dos recursos ecológicos, quanto para a dinâmica das próprias biocenoses. O conceito de ecodinâmica está intimamente relacionado ao conceito de ecossistema, ou seja, baseia-se na abordagem sistêmica e enfoca as relações mútuas entre os diversos componentes da dinâmica e os fluxos de energia-matéria no ambiente.
"O conceito de unidade ecodinâmicas è integrado no conceito de ecossistema. Baseia-se no instrumento lógico de sistema, e enfoca as relações mutuas entre os diversos componentes da dinâmica e os fluxos de energia/ matéria no meio ambiente." (Tricart, pag. 31)
"A maneira dinâmica de abarcar os problemas permite, por conseguinte, introduzir critérios de ordenação e gestão do território. A decisão, naturalmente, è do poder publico – que, antes de decidir, deve estar ciente das conseqüências de suas decisões" (Tricart,g. 33)
"Uma unidade de ecodinâmica se caracteriza por certa dinâmica do meio ambiente que tem repercussões mais ou menos imperativas sobre a biocenoses." (Tricart, pag. 31)

- Classificação ecodinâmica dos meios ambientes.
A natureza esta sempre e processo de mutação e evolução, onde os estudiosos do meio ambiente não pode se limitar à descrições fisiogràfica, tem sempre que esta atualizando os estudos da organização do espaço pois isso è determinante, ter uma ação que se insere na dinâmica natural, para corrigir aspectos desfavoráveis na exploração dos recursos ecológicos.

- Os meios estáveis
Esta estabilidade aplica-se ao modelado, à interfase atmosfera-litosfera. A modelação evolui lentamente, dificilmente perceptível.
"O sistema morfogenètico não comporta paroximos violentos que se traduzem por manifestações catastróficas. As condições se aproximam daquelas que os fitoecoligistas designam pelo termo clímax" (Tricart, pag. 36)
"Em geral, uma dissecação moderada afeta essencialmente regiões tectonicamente calmas desde longo tempo, enquanto as áreas solevadas mostram tendências nítidas a incisão dos cursos d’água que acentuam os declives das encostas e aceleram a evolução." (Tricart, pag. 36)
È a estabilidade que determina o tempo a partir da pedogênese pode se exercer, ou seja, a idade dos solos, que influencia no grau de evolução dos mesmos em caracterizam tanto morfologicamente quanto analíticos.
O andamento do processo do sistema morfogenèticos tem muitas interferências, exemplo, na maioria das regiões tem oscilações climáticas que são suficientes para engendrar modificações fisionômicas na cobertura vegetal que influencia no sistema.
"Os solos, notadamente frágeis por sua débil espessura e coesão, são longamente conservados, ainda que raramente in torum. Os solos truncados são freqüentes, assim como os fossilizados. Encontram-se solos que foram trucados, depois enterrados, tendo ocorrido os dois fenômenos durante um período de instabilidade geodinâmica." (Tricart, pag. 39)
 
No livro, tem imagens de locais com instabilidades, que são a Serra do Divisor no Acre, e Igarapè no Parà, entre outras. Essas regiões permanecem estáveis desde longo tempo, com condições de serem tectonicamente pouco ativas e não vulcânicas. Essas regiões são raras, por isso deve se manter uma cobertura vegetal densa com efeitos equivalentes a cobertura natural, pra uma conservação dessa variedade estável.
Existe reservas para proteção dessas unidades, porem não são livres de desequilíbrios ecológicos que podem desencadear desequilíbrios geodinâmicos. Explorações de recursos naturais modificam o sistema morfogenètico, que são difíceis de serem estabelecidas.
O desmatamento das florestas para a pastagem e agricultura vem causando problemas, onde os pedológicos fazem um trabalho iniciando pelo levantamento de dados, onde ordena o manejo do território, como vai ser tratado os cursos d’água, uma remodelação agrícola das bacias vertentes com a conservação das florestas. Esses problemas causados vem agravando a cada dia pois em varias cidades ocorre enchentes que deixam bairros submersos pela a água, com exemplo a cidade de São Paulo nesse ano.

- Os maios intergrades
Intergrades para os geólogos è uma demonstração de transição, è a passagem dos meios estáveis para os meios instáveis. Este meio se caracteriza pela a interferência da morfogênese e da pedogênese, que "compete" no mesmo espaço. A modalidade de interferência da morfogênese e da pegogênese são dois critérios um qualitativo e outro quantitativo.
"Do ponto de vista qualitativo, è necessário distinguir entre os processos morfogênicos que afetam unicamente a superfície do solo e não alteram a sucessão dos horizontes no perfil, e aqueles que agem em toda a espessura do solo ou em uma parte importante dessa espessura, perturbando, em conseqüência, a disposição desses horizontes." (Tricart, pag. 47)
 
Os meios intergrades são delicados e suscetíveis a fenômenos de amplificação, transformando em meios estáveis. A instabilidade geodinâmica cresce, onde pode ocorrer a necessidade de implantação de estruturas, porem na maior parte dos casos, restam apenas os controles biológicos que são os mais eficazes.

- Os meios fortemente instáveis
Nesses meios, a morfogênese è fator determinante no sistema natural e os outros elementos estão subordinados. A geodinâmica interna intervém em vários casos, como o vulcanismo. Onde os efeitos do vulcanismo, como as lavas destroem a vegetação e edificam formas de relevo que permanecem durante anos, já a chuvas de cinzas eliminam o estrato herbáceo.
"As deformações tectônicas comandam todos os processos nos quais intervém a gravidade, favorecendo a dissecação das áreas elevadas, com incisão dos cursos d’água e crescimento correlato dos declives das encostas." (Tricart, pag. 53)
A cobertura vegetal te, influencia indireta no clima, esse efeito a vegetação se adapta mal as irregularidades climáticas e as influencias bioestàticas são "minimizadas" e por outro lado as interferências meteorológicas extremas que caracterizam climas que oferecem um potencial energético com rendimento elevado.
"Nos meios morfoclimàticos de intensa ablação o regime climático pode permitir a evacuação dos produtos de meteorizacão, desde quando formados, e não dar tempo a aparecer um manto de alteritas nem – com mais forte razão - a se formar uma cobertura de solos. Tem-se, assim, um regime permanente caracterizado por ausência de solos, o que è mascarado na linguagem pedológica atual com ajuda das expressões "solos minerais brutos", "regossolos", litossolos". (Tricart, pag. 57)
 
- Avaliação integrada das características Regionais 
 
Vários fatores tem de ser levado em conta quando se trata de ocupação do solo.Na França isso ajuda a desenvolver as cidades.Com tanta demanda de alimentos,as plantações também passam a ter grandes escalas, potencializando a poluição de cursos d'água.
O estudo da morfodinâmica auxilia na abtensão de técnicas para amortização de áreas de desmatamento por exemplo. O texto chama de litovariavéis, as áreas consideradas que variam da sua forma de paisagem porem com a mesmo formação de estrutura como por exemplo a chapada do veadeiros.Porém essa analise deve ser minuciosa obtida através dos croquiz,perfis de solo ou blocos diagramas.
Com base em estudos anteriores deve se subdividir desde já a área que se vai estudar em etapas.Utilizar a cobertura vegetal e os solos como índices e fundamental para uma interpretação não equivocada. As interferências antrôpicas também devem ser consideradas,pois dependendo de sua amplitude pode afetar diretamente.
Para a ocupação de uma área vamos agora dividir o recurso ecológico em algumas etapas.
1° Observação de recursos hídricos que são de fundamental importância.
2° é a sistematização das condições climáticas da região.
3° Estabelecer o grau de resistência do solo,para saber a partir dai o seu limite.
4° visa fazer uma leitura da área como em um todo.Analisando claramente as possibilidades de ocupação e as melhores formas de repor as características removidas do solo.
A gestão do território enfatiza o caráter puramente científico e técnico.A ponto de decidir com sucesso a melhor política de gestão do território.
Dentro deste aspecto pode-se destacar ainda a apresentação de possíveis formas de manejo com seus aspectos favoráveis e não.
Não é necessário um investimento financeiro de grande porte para detectar qual a melhor forma de ocupação do território, basta observar as características sociais da população. A partir dai sim grandes investimentos são necessários como por exemplo a construção de barragens etc. 
Sendo assim observa-se que este meio esta em crise.Pois as técnicas demonstradas nem sempre são utilizadas.Temos que visar alcançar o equilíbrio e isso acontecerá quando novamente começarmos a penar no mesmo sentido. 
 
"Os processos peliculares, como a ablação generalizada sob efeito do escoamento instável ou da reptação, retiram a parte superior do perfil pedológico; por vezes, tais processos apenas se limitam a afetar a cobertura vegetal. Eis ai do domínio de aplicação do conceito pedogênese - morfogênese. (Tricart, pag. 47)
"Do ponto de vista quantitativo, apoiamo-nos balanço pedogênese/ morfogênese. Desde que instabilidade è fraca, a pedogênese ganha vantagem com toda serie de termos de transição para os meios estáveis. Como a mecânica do solo, a distinção entre meios estáveis e meios intergrades só poderia ser convencional, porem isto exigiria critérios numéricos que ainda estão por definir." (Tricart, pag. 48)