domingo, 13 de março de 2011

Paraty - Rio de Janeiro

Paraty fica no Estado do Rio de Janeiro, na Baía da Ilha Grande. A cidade é maravilhosa, tem praias incriveis, conheci a praia de Trindade na Vila de Trindade, linda com muitos turistas.
A cidade doi povoada entre 1533 e 1560, só teve emancipaçao politica nos meados de 1667, que foi dada pelo Rei de Portugal, e assim tonou vila independente de Angra dos Reis, que é outro lugar maravilhoso.

Paraty está a uma altitude média de apenas 5 metros, hoje populaçao aproximadamente de 33.062 densidade demográfica, de 35,6 h KM2

A cidade foi sede do mais importante porto de exportador de ouro do Brasil surante o periodo colonial.

Seu nome vem do tupi Peixe Branco.

Faz parte do ciclo do ouro e a Estrada Real, onde doi com a descoberta do Ouro na regiao das Minas Gerais, a dinamica de Paraty ganhou novo impulso. Em 1702, o governador da capitania do Rio de Janeiro, determinou que as mercadorias somente poderiam ingressar na Colonia pela cidade do Rio de Jaiero, e daí tomar o rumo de Paraty, de onde seguiriam para as Minas Gerais, pelo antiga trilha indígena, agora pavimentada pelas a pedras irregulares, que passou a ser conhecida por Caminho do Ouro.

A partir do sec. XVII registra-se o incremento no cultivo de cana-de-açúcar e a produçao de aguardente. No sec. XVII o numero de engenhos ascendia a 250, registrando-se, em 1820, 150 destilarias em atividade. A produçao era tao elevada que a expressar "Parati" passou a ser sinonimo de cachaÇa, produçao artesanal que perdura até aos dias de Hoje.

E galera tem muita cachaça lá mesmo viu, fomos em varias, postarei as fotos.



Hoje a cidade é uns dos principais destinos turisticos do país. No centro historico da Cidade é proibido a entrada de veículos, as ruas sao de pedras inrregular.

É de uma beleza incrivel a arquitetura da cidade, tipicas do Brasil colonia, sao casas historicas, muitas foram requalificadas como pousadas, restaurantes, lojas de artesanatos, e museus, nas ruas e praças tem apresentaçoes de musicos populares e de outros artistas, como estátuas vivas, desenhistas, fora as celebridades da tv que andando damos de caras com eles.



A praia de Vila de Trindade, faz parte do Parque Nacional da Serra da Bocaina, onde é composta de aproximadamente de 60% da vegetaçao é mata atlantica, e o retante é mata regenerada, há varias espécies da flora onde se destaca-se os pinheiros, araucárias, cedros, embaúbas, palmtos e bromélias, e a fauna do parque se destraca entre os felinos, preguiças, veados, macados, cobras e aves.

Praia de Trindade



 



O ponto mais elevado é o Pico do Tira o Chapéu, que alcança 2.088 metros acima do nível do mar, um dos pontos mais altos do Estado de Sao Paulo, ou seja a Serra dica entre os dois Estados, do Rio de Janeiro e Sao Paulo.

A cidade de Paraty é conhecida mundialmente pela a festa literária Internacional de Paraty, foi lançada no ano de 2003, que acontece anualmente, e é um dos maiores e masi importantes festivais literários do mundo.

É patrimonio Historico, uns dos patrimonios edificados, é o Forte Defensor Perpétuo, outro é a Igraja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, Igraja da Santa Rita de Cássia, Igrja Nossa Senhora das Dores, e também a Igraja Nossa Senhora do Rosário e Sao Benedito.


Enfim pessoal... foi uma viajem maravilhosa, recomendo, lugar com uma beleza incrivel, paissagens fantasticas, sem falar que tem uma cultura muito bonita que nós faz só aprender mais e mais.

Vale a Pena conferir!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário